Painel de odontologia – Talk Show: A Inovação que o Brasil já realiza

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu durante a 5ª edição do CIMES, um painel de odontologia que destacou as inovações que o Brasil já realiza por meio da apresentação de cases de sucesso da indústria odontológica. Na mesa de debate, moderada pelo professor doutor Claudio Pinheiro Fernandes, estiveram presentes os representantes das empresas que foram finalistas do Prêmio Inova Saúde, realizado anualmente pela ABIMO para reconhecer indústrias brasileiras inovadoras e que conduzem seus negócios sempre almejando a inovação e o alto padrão de tecnologia. José Vicente Júnior, engenheiro da Aditek do Brasil, Cesar Bellinati, engenheiro da Angelus e Eric Hisao Murakami, engenheiro da FGM-Dentscare foram os palestrantes.

Com os melhores profissionais e equipamentos a nível mundial, a odontologia brasileira pedia uma premiação à altura que reconhecesse os avanços e inovações da indústria. Pela primeira vez desde a sua criação, o Prêmio Inova Saúde bonificou separadamente as empresas do setor médico-hospitalar e da odontologia.

A empresa Aditek foi a primeira vencedora da categoria com o produto EasyClip +, bráquetes autoligáveis que combinam as técnicas passivas e interativas em um único sistema, facilitando a prática clínica com economia de tempo. “Acreditamos que a inovação é o diferencial para o aumento do valor agregado ao produto. A cultura da inovação aliada à uma gestão empresas deve estar atrelada à rotina das organizações. Acreditamos na importância desse painel para o desenvolvimento do setor”, pontuou José Vicente Júnior.

A Angelus concorreu ao prêmio com a Linha Angie, série de soluções para atendimento do público infanto-juvenil com material educativo, motivacional, produtos para prevenção e tratamento. “Foi fundamental a separação de categorias do Inova Saúde. Olhamos com bons olhos a experiência, que deu um foco especial para a odontologia, que é uma áreas mais tecnológicas e exportadoras do setor”, disse o engenheiro da Angelus, que ainda acrescentou: “Gostamos de participar do prêmio porque passamos a olhar intermente e identitificamos detalhes importantes que antes estavam dispersos, e isso nos deu mais força para levar o produto ao mercado atendendendo aos processos metodológicos. A ABIMO tem sido uma grande parceira da Angelus e espero que o prêmio tenha continuidade no ano que vem, acredito que outras empresas estarão aqui trocando experiencias”, complementou.

A FGM inovou com o Arcsys, um sistema de implantes versátil que traz novas perspectivas para os profissionais e melhor resultado estético e funcional para o paciente. “Identificamos as necessidades dos clientes e a partir disso, vimos as oportunidades de mercado existentes. Procuramos o que mais incomodava o dentista e pontuamos os resultados por ondem de importância. Traduzimos por meio da voz do cliente quais eram os requerimentos indispensáveis para o desenvolvimento do produtos”, frisou o engenheiro da FGM-Dentscare.

“Usamos ferramentas para desenvolver conceitos que atendem aos requisitos em todas as fases do processo de produção otimizando os conceitos escolhidos para não dar variação ao produto final e verificar a sua performance no mercado. Métodos de desenvolvimento são muito bons, porque sempre começam pelo cliente. É indispensável entender as oportunidades e os problemas que precisam ser resolvidos na rotina odontológica. Inovar é correr um risco enorme, porém temos que acreditar muito na inovação”, completou Murakami.

Para José Vicente Júnior, da Aditek, o fato do Inova Saúde incentivar a empresa a ser competitiva no mercado, é muito importante. “Expondo o produto, havendo uma comissão para avaliar a mercadoria e escolher qual é o mais inovador, é muito importante para o desenvolvimento das companhias e para o seu destaque entre as demais”, disse.

“A inovação começa com uma oportunidade de mercado. A Linha Angie veio para transformar a visita ao dentista agradável e divertida. É uma solução que nenhuma empresa tinha percebido anteriormente, essa inovação tem aspectos diferentes e não é apenas focada na tecnologia”, explicou Cesar Bellinati, engenheiro da empresa Angelus, que ainda sugeriu: “Eu acho que a equipe de organização do prêmio poderia solicitar a apresentação presencial das empresas concorrentes e não ficar na frieza do formulário apenas”.

O moderador finalizou o painel apontando que há necessidade de foco no mercado. O budget é limitado para várias áreas dentro de uma empresa, por isso é necessário destinar uma fatia do orçamento e ter em mente que daqui três ou quatro anos o empresário terá retorno disso. “A implantodontia é um campo extremamente fértil, e a iniciativa da ABIMO de promover anualmente o Prêmio Inova Saúde, identifica produtos realmente impactantes e isso é vital para a nossa indústria ”, finalizou Claudio Pinheiro.