Rodada de Inovação Tecnológica é sucesso em mais uma edição do CIMES

Foram realizadas mais de 100 reuniões entre a indústria brasileira e centros de pesquisa

Vinte e três centros de pesquisa participaram da Rodada de Inovação Tecnológica com o objetivo de reunir projetos compatíveis para parcerias e desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde. A ação, que aconteceu durante a sexta edição do CIMES, superou expectativas com 118 reuniões realizadas nos dois dias de evento.

Por meio de alianças firmadas com importantes parceiros, como a Investe SP e Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), além de conceituadas universidades, a ABIMO conduziu um processo de agrupamento de diversos centros de pesquisa que desenvolvam pesquisas importantes no progresso de novas tecnologias para a indústria da saúde.

Graças aos contatos viabilizados nas edições anteriores do CIMES, o NUTES (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde) alcançou bons negócios. “Das nossas parcerias com alguns institutos, tivemos o primeiro contato aqui no CIMES. E depois em editais e oportunidades futuras, foram montados consórcios com esses institutos que tivemos o primeiro contato aqui e recentemente tivemos a aprovação do consórcio para um projeto de prevenção da obesidade infantil”.

Desde sua criação, o NUTES se propõe a atender a demanda de mercado e atuar como facilitador de inovação para o governo, empresas e centros de desenvolvimento. “O CIMES foi muito bom, teve um grande volume de instituições. Temos alguns encontros agendados e a ideia é que possamos atender as instituições futuramente”, disse.

O SUPERA Parque, ambiente de inovação que promove a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades, esteve presente em mais uma edição da rodada. É responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, com destaque para os setores de Saúde, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia.

Para o coordenador Érico Carvalho Moreli, esta edição da Rodada de Inovação Tecnológica foi muito satisfatória e movimentada. “Recebemos vários institutos de pesquisa, tivemos financiadores, representantes de laboratórios, instituições voltadas para inovação, certificação e pesquisa & desenvolvimento”, pontuou o coordenador. “Além de atender às empresas com demandas por nossos serviços, tivemos a oportunidade de conversar com os outros institutos e fazer parcerias, bem como oferecer serviços de certificação de equipamentos médicos e odontológicos e atividades de desenvolvimento para a área médica”, finalizou.