Futuro da odontologia passa por navegação assistida, manufatura aditiva e análise inteligente de imagens

Tema será debatido durante 7º CIMES por renomados especialistas internacionais; talk show está previsto para a tarde de 22 de agosto

Integrando a agenda do 7º CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), evento organizado pela ABIMO, o painel “Tecnologias para o Futuro da Odontologia – Navegação assistida, manufatura aditiva e análise inteligente de imagens”, marcado para a tarde de 22 de agosto, apresentará o que há de mais moderno e o que está sendo desenvolvido pelos cirurgiões dentistas e pela indústria odontológica ao redor do mundo.

Coordenando o debate, o consultor de odontologia da ABIMO, Cláudio Pinheiro Fernandes, estará presente para questionar os participantes sobre o que devemos esperar para os próximos anos. “As tecnologias do futuro já se encontram em um estágio favorável para desdobramentos em diversas áreas da odontologia. São como grandes avenidas de PD&I para que as empresas brasileiras estejam inseridas no contexto de inovação, buscando sucesso tanto no mercado nacional quanto no internacional”, explica.
Como parte da agenda de assuntos que devem ser levantados durante a discussão, o CAD/CAM (sigla em inglês que representa desenho assistido por computador/manufatura assistida por computador), que se consolida como principal tendência internacional de confecção de dispositivos odontológicos, será embasado pela vasta experiência de Dianne Rekow, autoridade internacionalmente reconhecida no desempenho de novos materiais e produtos para uso em odontologia estética e restauradora.

Com várias patentes na área, a doutora que que já presidiu a IADR (International Association of Dental Research) e desde 2000 é consultora da American Dental Association, acredita que há uma grande revolução acontecendo. “A odontologia digital está criando um tsunami perturbador que amplias as oportunidades de negócios e modifica as práticas profissionais e nossas vidas pessoais”, declara apontando como uma das mudanças mais efetivas as relações entre laboratórios e cirurgiões dentistas. “Esse tsunami digital disruptivo desafia e expande a imaginação, criando uma série de oportunidades”.
Especificamente sobre CAD/CAM, a especialista fala sobre como essa tecnologia faz com que os pacientes se tornem muito mais participativos. “Ao criar restaurações temporárias, permite que o paciente avalie o projeto de restauração em sua própria boca, o que o aproxima do projeto melhorando, inclusive, sua satisfação final”, declara. Dentre as principais vantagens do CAD/CAM estão a criação e o aumento da conveniência e da simplicidade dos processos de design; a redução do custo unitário e a realização de restaurações e aparelhos a preços acessíveis.

Porém, sobre essa relação entre investimento e custo final, Fernandes destaca o atual momento do Brasil frente à essa inovação tecnológica. “Até o momento o CAD/CAM no Brasil envolve altos custos de entrada para a aquisição da tecnologia, além de tempo extra de aprendizagem e manuseio por parte dos profissionais. Assim, a taxa por serviço pode ser até duas vezes maior do que a dos tratamentos restauradores convencionais”, esclarece.

Ainda sobre o atual posicionamento do Brasil mediante o cenário internacional da odontologia, Asbjorn Jokstad, que irá compor a mesa de debates, tem uma visão bastante motivadora. “Os desafios de saúde bucal não são diferentes no Brasil no comparativo com outros países”, comenta afirmando que a indústria nacional deve determinar as necessidades e as demandas primárias da comunidade odontológica desenvolvendo soluções inovadoras. “A indústria brasileira deve estar bem posicionada para um mercado global, pois o país é abençoado com uma infinidade de colegas muito capazes na academia e no mundo clínico”, completa.

Ele, que é uma das maiores lideranças mundiais em odontologia baseada em evidências e está envolvido com pesquisa e desenvolvimento de um sistema de navegação assistida por computador optoeletrônico para cirurgias de implante dentário, trará uma abordagem bastante ampla sobre essa outra vertente da inovação odontológica. Sistema de navegação que permite a instalação em tempo real de implantes sem incisões, a navegação cirúrgica reúne inúmeros benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

“A grande vantagem é orientar o cirurgião que, se precisar de mudanças, pode replanejar a posição do implante usando realidade aumentada”, explica Fernandes sobre a tecnologia que melhora a precisão e a segurança do procedimento ao mesmo tempo em que promove melhorias também na resposta pós-operatória e no conforto do paciente. Para Jokstad, essa possibilidade de alterar o projeto em caso de intercorrências durante a realização do procedimento é uma das vantagens mais significativas. “Em tais situações a navegação dinâmica traz essa vantagem sobre abordagens alternativas pois um novo plano virtual tridimensional pode ser feito rapidamente”, pontua.

Max Gordon, que é cirurgião ortopédico do Hospital Danderyd, pesquisador do Karolinska Institute, na Suécia, e fundador da Deep-Med também trará sua vasta experiência à 7ª edição do CIMES. Falando principalmente sobre inteligência artificial, enfatizará a importância dos dados para que resultados efetivos sejam conquistados. Em termos de odontologia, Gordon traz uma visão sobre a análise inteligente de imagens. “A área onde a inteligência artificial será mais aplicável aos cuidados com a saúde é a que conta com grande quantidade de dados padronizados. Note que só teremos padrões relevantes em texto se o paciente relatar e o médico registrar adequadamente as informações. Já em imagens médicas e outras fontes de dados temos mais chances de obter benefícios por meio da inteligência artificial”, comenta.

Pensando na aplicabilidade da inteligência artificial para a indústria odontológica, o especialista deixa claro que, em uma perspectiva mais longa, a principal oportunidade está na orientação de decisões de tratamentos. “Padrões de fusão de imagens dentárias com outros dados como, por exemplo, comportamento e histórico do paciente, devem abrir um novo campo de trabalho. Já vimos que a inteligência artificial tem potencial para nos despertar interesses em diversas áreas”, afirma.

Todo esse vasto conteúdo sobre as tecnologias que desenham o futuro da odontologia será amplamente debatido das 16h às 17h30 do dia 22 de agosto durante a realização do CIMES 2018. As inscrições para o congresso seguem abertas em www.cimes.org.br e toda a agenda está disponível AQUI.