Soluções apresentadas por startups no 7º CIMES prometem revolucionar a saúde

Cinco empresas fizeram apresentações sobre seus principais projetos de inovação

O segundo dia de programação do 7º CIMES recebeu cinco startups para a formação do painel médico-hospitalar “Ambiente Evolutivo Estratégico”. Coordenado por Donizetti Louro, consultor de tecnologia da ABIMO, o encontro confirmou a competência brasileira para a criação de soluções inovadoras e estratégicas em benefício do setor de saúde.
“O que o CIMES trouxe esse ano são as novas oportunidades que temos dentro de casa. Mostramos startups nacionais que comprovam que temos, sim, muita mentoria na área de ciência e tecnologia e, também, na área de administração financeira. Temos serviços que realmente nos surpreendem e que já estão sendo apresentados ao mundo”, comentou Louro.

Cinco das soluções apresentadas trazem melhorias à área de diagnóstico. Vencedora do Prêmio Inova Saúde de 2018, a Hi Technologies explicou o Hilab, equipamento que une diferentes vertentes tecnológicas como inteligência artificial e internet das coisas para trazer agilidade à inúmeras análises de amostras. “Nós não reinventamos os exames point of care, apenas os tornamos mais fáceis de utilizar”, explicou Marcus Figueiredo enfatizando que a ideia está sempre centrada na ampliação do acesso à saúde.

Outro projeto para o segmento diagnóstico trabalha no auxílio à identificação de pacientes com osteoporose, doença que faz com que a cada três segundos, uma pessoa sofra uma fratura. Para essa área, o LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde) apresentou o OSSEUS. Em fase final de calibração, a solução deve ter custo no mínimo 100 vezes inferior ao equipamento tradicional de densitometria óssea, que é o maquinário atualmente utilizado para o diagnóstico da enfermidade.

“O OSSEUS reúne engenharia elétrica, biomédica, computacional e inteligência artificial. Além disso, não é um exame invasivo, pois utiliza apenas ondas eletromagnéticas dentro de uma frequência que não prejudica a estrutura humana”, explicou Agnaldo Souza lembrando que além de todas essas vantagens, a solução ainda é portátil e permite a realização do exame em segundos.

Fechando as empresas com soluções diagnósticas, Luiz Antunes, da Predict Vision, apresentou uma plataforma criada para dar suporte à comunidade médica. Utilizando inteligência artificial para correlacionar milhares de exames e um motor de aprendizado baseado em deep learning, a solução já está apta a identificar retinopatia diabética com acuracidade média de 93%. “É uma capacidade muito mais alta do que a capacidade humana”, comenta Antunes que faz questão de enfatizar que “a inteligência artificial não substituirá o médico, apenas o apoiará a dar o diagnóstico correto no momento correto”.
Abrangendo, também, outros setores da saúde, as duas startups que complementaram o rol de empresas apresentadas neste painel do CIMES trazem soluções para dois setores completamente distintos. A 3Square atua diretamente com a experiência dos médicos durante o procedimento de intubação endotraqueal. “O Integrated Smart Guide é, em resumo, um tubo com câmeras e sensores que ficam dentro da sonda endotraqueal e permitem a evolução do procedimento por meio da visualização em smartphones”, explica Marcelo Okamura. O procedimento, que recorrentemente é motivo de preocupação para muitos profissionais de saúde, é realizado em ambulâncias, nos pronto-atendimentos e nos centros cirúrgicos.

Já a Metta Innovations desenvolveu uma leitura biométrica para reduzir o número de fraudes nos planos de saúde. “Fraudes somam R$ 22,5 bilhões ao ano e tudo isso impacta o preço e a qualidade dos serviços”, comentou Aurélio Figueiredo sobre o mercado que pretendem atingir em breve.
Para encerrar a apresentação, Louro motivou os participantes. “Acredito que todos nós, assistindo a esses depoimentos, ficamos orgulhosos do possível alcance da tecnologia para salvar vidas. Fizemos essa apresentação pela primeira vez para mostrar a oportunidade que está atrelada a essas startups”.