Experiência do usuário e inteligência artificial são temas do primeiro bate-papo PréCimes

Encontro com especialistas foi realizado na ABIMO; podcasts, vídeos e matérias completas serão publicados no informativo PréCimes, divulgado todas as terças-feiras

Grandes nomes envolvidos com a aplicação de inovações tecnológicas nas áreas médico-hospitalar e odontológica estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (19) na ABIMO para a primeira gravação do Bate-Papo PréCimes, encontro que antecipa alguns dos temas que serão abordados de forma ainda mais aprofundada durante o 7º CIMES, marcado para os dias 22 e 23 de agosto em São Paulo.

Em um primeiro momento, Cláudio Pinheiro Fernandes e Márcio Bosio, respectivamente consultor para a área de odontologia e diretor institucional da ABIMO, receberam Carlos Francci e Israel Chilvarquer para tratar sobre a experiência do usuário como um dos pilares da inovação e, também, para debater tecnologias para o futuro da odontologia.

Professor da Faculdade de Odontologia da USP, presidente da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) e presidente do Conselho Deliberativo da ABOE (Academia Brasileira de Odontologia Estética), Francci é gestor e clínico responsável pelo Francci Instituto de Odontologia Integrada. Em sua participação, enfatizou ser necessário questionar quais são os reais benefícios da produção tecnológica para os cirurgiões dentistas. “Em um determinado momento enxerguei que as vezes desenvolvemos produtos sem aplicabilidade na massa. Dessa pesquisa, o que conseguimos transformar em uma linha de produção? Conseguiremos atingir a população?”, pontuou.

Sobre as inúmeras tecnologias que invadem os consultórios odontológicos do país, Chilvarquer que é professor titular de radiologia oral da Faculdade de Odontologia da USP e professor responsável pelo curso de especialização da EAP/APCD, falou sobre sua experiência frente às inovações e afirmou ser um entusiasta: “acredito que a tecnologia é um meio e não o fim”.

Na sequência, Bosio juntou-se a Donizetti Louro, consultor de tecnologia da entidade, e João Paulo Navarro, arquiteto de soluções da NVIDIA, para debater sobre como a inteligência artificial tem sido utilizada no mercado. Navarro é cientista da computação e mestre em modelagem computacional. Com vasta experiência como engenheiro de software, trouxe diversas explicações a respeito de machine learning e suas aplicações no setor de saúde. Na ocasião, foi enfatizado que a inteligência artificial nunca será aplicada com o intuito de substituir a atividade humana, mas sim para otimizá-la.

Todo o bate-papo foi gravado e será divulgado em formato de podcast nas próximas terças-feiras por meio do informativo especial PréCimes. No dia 24, serão publicados o podcast sobre Experiência do Usuário bem como uma matéria bastante completa com os palestrantes que detalharão o assunto durante o 7º CIMES.