APRESENTAÇÃO 2012

Uma iniciativa pioneira na indústria da saúde

O 1º CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), realizado nos dias 10 e 11 de abril de 2012, foi um desafio na busca por soluções para impulsionar a indústria do setor. Nos últimos dez anos, o mercado de artigos e equipamentos para saúde aumentou seu faturamento em 307%, mas esse ciclo de bonança está ameaçado. O déficit comercial de toda a indústria da saúde já chegou aos US$ 11 bilhões.

No intuito de mobilizar o setor para reverter o quadro, o CIMES estimulou a colaboração entre os atores do Complexo Industrial da Saúde. Participaram desse rico debate profissionais de P&D e inovação da cadeia produtiva, representantes do governo e de agências de fomento, pesquisadores de universidades e outros cialisfromuk.com.

Os objetivos eram de que o Brasil desse passos consistentes no acesso público aos serviços de saúde, aumentasse a geração de empregos e tivesse um efetivo desenvolvimento econômico, por meio de uma política industrial que priorizasse os investimentos em inovação no setor produtivo nacional.

Os temas em destaque foram: o papel das encomendas governamentais e das compras públicas no estímulo à produção e à inovação; os entraves provocados pela alta carga tributária e a lentidão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aprovar os produtos; e as tendências tecnológicas do setor. O programa abrangeu ainda sessões temáticas, com foco no desenvolvimento de parcerias.

O 1º CIMES foi promovido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório), em parceria com a Protec (Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica).

Confira a programação desta edição