Setor industrial de saúde é o que mais procura a Embrapii para projetos tecnológicos

Em bate-papo prévio ao CIMES, José Luis Gordon conversa com Paulo Henrique Fraccaro sobre os modelos de negócios que unem centro de pesquisa à fabricantes nacionais interessadas em inovar

Motivar o setor industrial de saúde garantindo a ampliação da competitividade das fabricantes brasileiras é um dos motes da ABIMO. Na busca por esse objetivo, a entidade se aliou à Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) em uma parceria importante para alavancar a inovação do setor. Hoje, as empresas brasileiras fabricantes de equipamentos e artigos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios são as que mais buscam parcerias com os centros de pesquisa da Embrapii para criar inovações. Essa informação, bem como muitos outros detalhes sobre esses investimentos, foram temas de um bate-papo entre Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, e José Luis Gordon, diretor de planejamento e gestão da Embrapii (clique AQUI para ouvir o podcast).

Especialista em unir o conhecimento dos centros de pesquisa à atuação empresarial do país, a Embrapii conta hoje com 42 unidades credenciadas. “Todo projeto realizado por uma empresa junto à uma unidade Embrapii tem um terço do valor arcado com recursos não reembolsáveis. Ou seja, recurso esse que a empresa não precisa devolver. Já os outros dois terços são divididos entre empresa e unidade”, explica Gordon enfatizando que não há riscos de um projeto ser interrompido por falta de recursos.

Presente no 7º CIMES, a Embrapii quer ampliar ainda mais essa aliança para que o país possa desenvolver projetos inovadores junto às unidades de tecnologia. “60% das nossas associadas são empresas com faturamento de até R$ 10 milhões por ano. E a parceria com a Embrapii é fundamental justamente por aumentar o volume de verba disponível para projetos de inovação”, comenta Fraccaro sobre estimular as empresas a buscarem esse caminho. “Essa aliança será muito importante para a criação de novos produtos que geram competitividade nacional e internacional”, complementa Gordon.

Mais detalhes sobre o funcionamento da parceria e todos os benefícios para pequenas e médias empresas interessadas em angariar recursos para investir em inovação foram detalhados no bate-papo. Clique AQUI para ouvir o podcast.