“Vamos fundir os seres humanos com as máquinas”, diz Pondé em palestra no 7º CIMES

Filósofo ministrou palestra de encerramento da edição 2018 do congresso

A sétima edição do CIMES foi encerrada com uma palestra magna do filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, que não se limitou em falar dos impactos da tecnologia em nosso atual cenário e aproveitou o momento e a interação da plateia para traçar possíveis cenários do futuro da humanidade. “Como faremos para salvar o ser humano das máquinas? Acho que não precisaremos nos salvar. Acredito que vamos fundir os seres humanos com as máquinas”, declarou.

Mencionando a naturalização da tecnologia com essa sensação que todos nós temos de que não mais saberíamos viver sem alguns dos aparatos que já fazem parte da nossa rotina – como o smartphone –, Pondé enfatizou que o ser humano ultrapassará todos os limites. “Vamos nos misturando com a tecnologia e a nossa vida se transformará de forma que não teremos mais como definir onde deixou de ser natural e passou a ser tecnológico”.

Como algo que não é surpreendente, mas que acontece dia após dia, essa invasão tecnológica pode gerar soluções assim como pode gerar problemas. “Um dia, quando acordarmos, nós estaremos totalmente integrados a ideia de que ao vivenciar uma consulta médica, além da interface com o doutor, teremos parte do procedimento feito por inteligência artificial”.

Confirmando que este é um processo recíproco, visto que “humanizamos a tecnologia assim como ela nos torna tecnológicos”, Pondé acredita que chegaremos à uma conclusão de que nada mais é natural. “Ganharemos mais vida, reduziremos os custos, teremos mais resultados e mais longevidade”.

Espectador da palestra de Pondé, Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, questionou o filósofo sobre a velocidade dos avanços tecnológicos. “Você acha que estamos preparados para absorver a evolução nessa velocidade?”. Em resposta, Pondé contou uma história pessoal sobre sua neta que, com apenas três anos de idade, domina a tecnologia dos smartphones, e complementou afirmando que mesmo as mudanças mais rápidas não acontecem ao mesmo tempo em todo o mundo.

Encerramento do 7º CIMES – Após a palestra de Pondé, Franco Pallamolla, presidente da ABIMO, subiu ao palco para encerrar o evento. Agradecendo patrocinadores, apoiadores e participantes, Pallamolla falou sobre os desafios da comissão organizadora do congresso. “Tínhamos o desafio de subir a régua qualitativa do CIMES e tenho convicção de que conseguimos atingi-lo. Com um overview abrangente, profundo e trazendo diversas óticas sobre a aplicação da inteligência artificial dentro do nosso segmento, chegamos a uma convergência interessante: a questão da humanização. Todos os debates foram muito proveitosos e nos levaram à certeza de que acertamos novamente”, finalizou.

A sétima edição do CIMES teve patrocínio máster do LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde), além do patrocínio gold da PwC, silver do Braga e Carvalho Advogados e da GE Healthcare e bronze da 3DC Med Magis.