Bate-papo PréCIMES – Conexão, integração e unificação de plataformas em inteligência artificial

O encontro recebeu João Paulo Navarro, da NVIDIA, que palestrará no 7º CIMES

O segundo bate-papo PréCIMES enfatizou a inteligência artificial como ferramenta para prover melhorias significativas à saúde e gerou um podcast bastante amplo e rico em informações que você pode conferir clicando AQUI. Reunidos na sede da ABIMO em São Paulo, Márcio Bosio e Donizetti Louro, respectivamente diretor institucional e consultor de tecnologia da associação, receberam João Paulo Navarro, arquiteto de soluções da NVIDIA, para uma conversa bastante aprofundada sobre a importância de debater a inteligência artificial, um dos temas que promete grandes mudanças tanto no sistema produtivo quanto na interação do homem com a tecnologia.

“É difícil falar deste assunto pois temos muitas perguntas e ainda muito desentendimento. Justamente por isso que inteligência artificial é um dos grandes motes do CIMES este ano”, comenta Louro. Para ele, é preciso desmistificar um pouco o que vem acontecendo neste momento de revolução: “é importante deixar muito claro que para se ter inteligência artificial temos que pressupor inteligência humana”, enfatiza.

Durante o bate-papo, Navarro que é cientista da computação e mestre em Modelagem Computacional, fala sobre sua experiência como membro do Grupo de Computação Gráfica da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), tendo trabalhado em pesquisas nas áreas de computação visual, simulação física e computação de alto desempenho. Atuando como engenheiro de software, o especialista também trabalhou com aplicações de machine learning para a indústria de óleo e gás.

Questionado sobre as principais dificuldades que encontrou em sua caminhada como arquiteto de soluções, Navarro enfatizou a integração dos diversos domínios como ponto crítico. “Temos a área da computação, que serve como provedora de ferramentas, e, do outro lado, a indústria com seus profissionais. Fazer essas duas pontas conversarem é um dos maiores desafios”.

Além de falar sobre a integração como ponto crucial para o avanço tecnológico, Navarro mergulhou no tema de saúde apontando a inteligência artificial como mecanismo para, por exemplo, antecipar diagnósticos. Outros pontos por ele abordados durante o bate-papo foram a importância dos dados e o Projeto Clara, um supercomputador de imagens médicas que, de maneira geral, integrará os atuais instrumentos de imageamento em uma única plataforma. “O Projeto Clara trata da definição de uma arquitetura computacional única que conecta todos esses dispositivos simultaneamente, inclusive os mais antigos”, explicou.

Para entender melhor sobre o projeto e saber tudo o que foi debatido sobre o assunto durante o bate-papo PréCIMES, acesse o podcast clicando AQUI. João Paulo Navarro e Donizetti Louro estarão, junto a outros convidados de peso, no painel “Inteligência Artificial: Realidade ou Futuro” que está marcado para as 13h30 do dia 22 de agosto no CIMES. Confira AQUI a agenda completa.