“Ciência humanitária é mais que a tecnologia”, diz Ricardo Valentim, coordenador do LAIS

Palestrando no 7º CIMES, o especialista abordará as disciplinas que compõem a ciência humanitária, tema que vem sendo debatido no segmento de saúde do país

Qual a relação entre ciência, inovação e tecnologia? E como tudo isso pode ser aplicado em prol da qualidade de atendimento aos cidadãos? Essas serão algumas das questões abordadas na palestra “Ciência Humanitária”, que será apresentada por Ricardo Valentim, coordenador do LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde), no dia 23 de agosto durante o 7º CIMES (Congresso de Inovação de Materiais e Equipamentos para Saúde).

“A ciência humanitária é mais que a tecnologia. A tecnologia é apenas um equipamento ou algo que resolve o problema”, comenta Valentim que é doutor em engenharia elétrica e de computação pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Para o especialista, é importante observar que a ciência humanitária é a ciência antidisciplinar que enxerga os problemas de forma horizontal, e não fragmentada. “Por isso que a tecnologia é apenas uma commodity da ciência humanitária”, complementa.

Pensando na aplicação na saúde, Valentim afirma que é preciso mudar a forma que o país enxerga o setor. “Tudo é pensado para gerar mais riqueza e melhor qualidade daquele atendimento específico, mas não se pensa no sistema de saúde como um todo. Dentro da ciência humanitária eu não posso desprezar a produção da riqueza, mas também não posso desprezar a responsabilidade social”, diz enfatizando que com isso somado a modelos de inovações é possível conquistar um melhor sistema de saúde que também poderá servir de modelo a outros países.

Tendo em mente que a ciência humanitária engloba muitas outras vertentes, o especialista aponta uma mescla de disciplinas que, juntas, contribuem para essa visão do todo. “A ciência humanitária é a saúde, mas é também a educação. São dois pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer ação, pois é impossível fazer ciências humanitárias desconsiderando essas duas variáveis importantes”, declara.

Conheça Ricardo Valentim – Coordenador do LAIS, Valentim tem um vasto currículo na área de inovação e tecnologia. Doutor em engenharia elétrica e de computação pela UFRN, é professor do programa de pós-graduação e leciona, também, no mestrado profissional em ensino de saúde no Departamento de Medicina da universidade.

Chefe do setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica do HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes) na EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Valentim também coordena a área de Tecnologia da Informação e Comunicação na Secretaria de Educação à Distância.

Ao abraçar todos esses compromissos, o especialista não abandonou a área de pesquisa e ainda assumiu como editor chefe da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde e tornou-se membro do Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN. Responde, também, como consultor do departamento de Ciência e Tecnologia da SCTIE (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos), do Ministério da Saúde, e é membro do Grupo de Pesquisa Telemedicina, Tecnologias Educacionais e eHealth da USP (Universidade de São Paulo).

A palestra de Ricardo Valentim está prevista para as 9h30 do dia 23 de agosto. Na sequência, logo após o coffee break, o CIMES recebe o filósofo Luiz Felipe Pondé para a palestra “Humanização com a Tecnologia”, temática que, de certa forma, complementará o pensamento de Valentim. Clique AQUI para acessar a programação completa.